Cursos e Treinamentos

TREINAMENTO DE 5S

O Método “5S” foi base da implantação do Sistema de Qualidade Total nas empresas. Surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Além disso, havia muita sujeira nas fábricas japonesas, sendo necessária uma reestruturação e uma “limpeza”.

O país precisava se reestruturar, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial, sendo assim, foi elaborado o Programa 5S.Tal programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, porém essenciais e que fazem a diferença no Sistema da Qualidade.

Segundo esta metodologia, é possível eliminar o desperdício (tudo o que gera custos extras) em cinco fases, com base no método “5S”. Foi um dos fatores para a recuperação de empresas japonesas e a base para a implantação da Qualidade Total naquele país.

Os cinco conceitos foram introduzidos no Brasil posteriormente, em 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni. (Seiri – Seiton – Seiso – Seiketsu – Shitsuke).Atualmente, já menciona-se a introdução de mais 3 conceitos: Shikari Yaro, Shido e Setsuyaku . Tais conceitos complementaram a metodologia de qualidade e a tornaram mais eficaz quanto aos seus objetivos.

A Ergoclin Ministra o treinamento de 5S, consulte-nos.

« Voltar

Atendimento Ergoclin:   (41) 3342-9669 | (41) 3046-4237